Hipótese ou problema de pesquisa?
Dois elementos importantes em qualquer pesquisa científica são hipótese e problema de pesquisa. A hipótese consiste num enunciado, capaz de ser testada (mais precisamente "falseável", seguindo as ideias de Karl Popper). Já o problema corresponde a uma pergunta, cujo pesquisador pretende responder.
É natural que num TCC o orientador (ou a banca) exija que o autor inclua tanto pergunta como hipótese de pesquisa. Minha opinião, porém, diverge dessa. Seguo o raciocínio de Cresswell, o qual considera:
Hipótese: aplicado ao método quantitativo, como na análise de correção entre duas variáveis ("temas"). Na minha tese de doutorado, por exemplo, analisei a hipótese de que "desastres naturais aumentam a pobreza na Amazônia brasileira". Tal hipótese foi confirmada para secas e inundações bruscas, mas não para outros tipos de desastres.
Problema: aplicado ao método qualitativo, já que esse não busca uma resposta direta e imediata, mas sim construir linhas de raciocínio lógico a respeito de determinado tema. Um exemplo é o problema: "Como se desenvolveu o racismo estrutural no Brasil?". Uma boa dica, conforme Becker, é sempre iniciar a pergunta com "como", pois esse termo remeta a um questionamento mais denso, a qual o autor precisa dissertar o processo evolutivo associado ao tema de pesquisa.
Vídeo Explicativo: https://youtu.be/sfx2bZb8PxE
Referências
BECKER, H. Segredos
e truques da pesquisa. Tradução: BORGES, M. Rio de Janeiro: Jorge
Zahar Ed., 2007.
CRESWELL,
J. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2ª ed. Porto
Alegre: Artmed, 2007. 193p.
POPPER,
K. A lógica da pesquisa científica. 2 ed. São Paulo, Cultrix,
2013.
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